Introdução

EXPERTISE QUE GERA VALOR

expertise

Substantivo feminino. Alto nível de conhecimento que reúne competência, experiência e criatividade de um especialista.

 

valor

Substantivo masculino. Conjunto de qualidades excepcionais que atraem respeito e consideração dos outros. Qualidade daquilo que tem legitimidade ou validade. Significância. Riqueza.

 

Essas definições expressam bem como o SEBRAE PREVIDÊNCIA tem sido reconhecido no segmento de previdência complementar – aclamação que é corroborada pelas parcerias firmadas com novos instituidores: a FENASEBRAE, a Fenacon e o Corecon-DF.

Neste momento em que a conjuntura brasileira aponta para a necessidade das pessoas pensarem melhor em seu futuro, o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal assumiu o desafio de prospectar no mercado um plano de previdência que pudesse oferecer uma gestão de geração de valor compatível com os anseios do profissional economista. A opção pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA foi pautada pela análise técnica dos parâmetros de segurança e retorno oferecidos pelo plano em questão, que se mostraram bastante positivos. Além disso, após diversos encontros com o Instituto, pude comprovar tanto o profissionalismo quanto a grande experiência de seu corpo diretivo. Assim, acredito serem altamente positivas as perspectivas de sucesso do plano, bem como no atendimento das expectativas dos economistas e de seus familiares.

A questão da previdência complementar após a Reforma e o cenário de queda de juros fez com que a maioria da população que tem uma aplicação mais tradicional em renda fixa e/ou poupança ficasse sem perspectivas de onde investir para obter melhores rendimentos. Atenta a isso e considerando que muita gente não está acostumada a aplicações de mercados flutuantes, atreladas a uma variação cambial, a FENACON reconheceu a extrema importância de oferecer um novo tipo de investimento para a sua base de associados. Nesse sentido, a parceria com o SEBRAE PREVIDÊNCIA surgiu devido à força da Entidade, bem como o seu grande nome no segmento, e está sendo muito positiva, causando grande repercussão na Federação. Tenho certeza de que, juntos, iremos atingir o objetivo de incluir quem já tem um fundo previdenciário e aqueles que ainda não o tem nessa nova forma mais sólida de captação de recursos para o futuro.

Cada vez mais as pessoas pensam em seu futuro e isso não é diferente com nossos colaboradores do Sebrae. Atualmente o Plano Família apresenta-se como a melhor opção de investimento com segurança em fundo de previdência para nossos colaboradores e agregados, pela solidez da instituição SEBRAE PREVIDÊNCIA, por não haver taxa de carregamento e pela facilidade de acompanhamento, suporte oferecido entre outros fatores, esses fatores refletem no sucesso do Plano Família e no crescimento de adesões acima do previsto, atendendo as expectativas de nossos colaboradores do Sebrae.

Por isso, o tema deste Relatório Anual de Informações ressalta o credenciamento do Instituto como uma entidade de vanguarda, cuja competência aplicada diuturnamente na gestão de planos de benefícios gera os valores essenciais para o futuro que cada participante merece – segurança, tranquilidade, qualidade de vida e a capacidade de transformar seus sonhos em realidade.

 

A leitura das informações gerenciais de previdência e de investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA durante o exercício de 2019 aqui contidas é essencial para melhorar o entendimento sobre o Instituto e compreender por que se pode afirmar que sua expertise gera valor e contribui para o fomento da cultura previdenciária no país.

 

Para maior clareza e organização, o conteúdo está dividido em 7 capítulos, que trazem:

  • Um retrospecto dos principais acontecimentos institucionais no último ano;

  • Um panorama da população de participantes e do patrimônio gerido;

  • Explicações sobre os investimentos realizados ao longo de 2019;

  • Resumo das práticas de Governança Corporativa adotadas;

  • Estatística geral das áreas de Relacionamento e de Comunicação;

  • Demonstrações contábeis, com os principais resultados alcançados; e

  • Pareceres atuariais que evidenciam a boa situação dos planos de benefícios administrados.

Mensagem do Presidente do Conselho Deliberativo

CONSOLIDAÇÃO COMO UMA ENTIDADE MULTIPLANOS

Prezado(a) leitor(a),

 

O ano de 2019 foi um divisor de águas na trajetória de crescimento do Instituto SEBRAE PREVIDÊNCIA. O Plano Família foi lançado e teve um crescimento exponencial jamais registrado em planos instituídos do seu porte. Várias instituições foram prospectadas e outras nos procuraram para a construção de parcerias visando contar com a nossa expertise no modelo e na administração de planos, consolidando-nos assim como uma Entidade Multiplanos. Mas, os desafios para 2020 são enormes. Nem bem começamos o ano e já nos defrontamos com a crise econômica de largo alcance, decorrente da pandemia que afetou todos os países do mundo. Contudo, as decisões tomadas pelo Instituto ao longo de 2019, reforçaram em muito a nossa governança o que nos permitiu construir a estrutura operacional necessária para mantermo-nos atuantes, efetivos e competitivos, condições indispensáveis para enfrentar cenários adversos, como o atual.

Dentre essas decisões, destacamos a alteração do regulamento do Plano Família – precursor do atual Plano Valor Previdência que também abriga os Planos FenaconPrev e CoreconPrev-DF – decisão necessária, portanto, para que a gestão de outros planos instituídos fosse viabilizada. Além disso, a aprovação de limites maiores para investimentos em renda variável, fundos imobiliários, investimentos estruturados e no exterior, consentâneos com o respectivo cenário de equilíbrio e de crescimento que possibilitou o acesso aos melhores gestores de mercado do Brasil e do mundo, com uma diversificação responsável para entregar o maior retorno possível num limite de risco considerado adequado para a formação de poupança de longo prazo, o que também contribuiu para a nossa expansão.

Mesmo nesse novo cenário de incertezas, estejam certos de que seguiremos administrando o patrimônio construído e em construção, com todos os meios ao nosso alcance, sem medo, mas, com a prudência recomendada na difícil travessia dessa crise econômica, para que tenhamos o menor impacto possível e ao mesmo tempo, continuar no trabalho duro e obstinado em prol do crescimento sustentável do SEBRAE PREVIDÊNCIA, expandindo a sua autonomia para além do Sistema Sebrae, o seu berço original. Afinal, com orgulho, somos o Sebraeprev como é carinhosamente chamado, um dos casos mais bem sucedidos de empreendedorismo da história do nosso querido e reconhecido SEBRAE.

 

É com o sentimento e a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando duro em defesa do patrimônio das pessoas e do crescimento sustentável do Instituto, que registramos sinceros agradecimentos por toda confiança que continua sendo depositada nesta Entidade que cada vez mais se destaca como referência  no ambiente de previdência privada do nosso País.

 

Até um próximo encontro,

Mensagem da Diretoria Executiva

UMA ATUAÇÃO "DO AQUÁRIO AO MAR ABERTO"

Prezado(a) leitor(a),

 

Em 2019, ao mesmo tempo em que celebrávamos os 15 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA, nossa equipe implementava, em diferentes frentes, novas e ousadas iniciativas de gestão que reforçaram a vanguarda de nossa Entidade no que se refere à administração de planos de benefícios. Com o apoio dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, reorganizamos nossa estrutura de gestão de planos para crescer melhor, criando o Plano Valor Previdência, que passou a abranger o Plano Família, o Plano FenaconPrev, CoreconPrev DF e todos os demais planos instituídos que venhamos a administrar.

                                                    

Essas iniciativas aproveitaram o conhecimento especializado e a experiência de nossa equipe, com um foco bem definido: a geração de valor para nossos participantes, Patrocinadores e Instituidores.  Os resultados falam por si: em apenas oito meses, o Plano Valor Previdência alcançou a marca de 1.500 participantes, com patrimônio de R$ 15 milhões, muito acima das metas estabelecidas inicialmente.

 

Com isso, o SEBRAE PREVIDÊNCIA encerrou 2019 com cerca de R$ 910 milhões em patrimônio e um total de 9,3 mil participantes. Pessoas que contam com a nossa gestão especializada – que busca combinar segurança e rentabilidade em nossos investimentos.

 

Por falar em investimentos, batemos em 2019, mais uma vez, todos os benchmarks (comparativos) e metas! No caso do Plano Valor Previdência, a rentabilidade acumulada no período de abril a dezembro de 2019 registrou 174% do CDI, o que representa uma rentabilidade de 7,67%.

 

Cabe salientar que esses resultados foram obtidos num cenário desafiador, de juros menores e em queda no país e de intensificação dos Planos de Demissão Incentivada nos patrocinadores. Com esse conjunto de fatores colocado, a geração de valor que tanto buscamos a partir da aplicação de nossa expertise precisou contar com um elemento fundamental – nossa sólida governança. Nós, diretores, membros do Conselho Deliberativo e membros do Conselho Fiscal, além de nossa equipe gerencial, todos mantivemos o foco na busca por esses resultados, “remando” juntos na mesma direção – e, agora, em “mar aberto”, muito além do nosso “aquário” que tanto já conhecemos, chamado Sistema SEBRAE.

 

Um novo ano, no entanto, é administrado dia após dia. Surgem novos fatos e obstáculos – como a forte crise econômica decorrente da pandemia de Coronavírus em todo o planeta – mas também surgem novas oportunidades. Com profissionalismo e responsabilidade, tenha a certeza de que estamos preparados para lidar com as adversidades da forma mais adequada possível, visando garantir que nossos participantes conquistem qualidade de vida e possibilidade de realizar sonhos em seu futuro.

Destaques do Ano

MARCADO, PRINCIPALMENTE, PELO LANÇAMENTO DO ENTÃO PLANO FAMÍLIA, 2019 FOI UM ANO DE IMPORTANTES ACONTECIMENTOS PARA O INSTITUTO. CONFIRA UM APANHADO DOS PRINCIPAIS, A SEGUIR.

Revista eletrônica marca os 15 anos do Instituto

Em comemoração aos 15 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA, uma revista eletrônica foi lançada também em fevereiro para lembrar a nossa história e celebrar quem nos ajudou a construí-la, além de dar boas-vindas ao futuro que tínhamos pela frente. O material ainda pode ser acessado pelo link:

Estudo comprova rentabilidade maior no Instituto do que na previdência aberta

 

Ainda em março, foi realizado um estudo de rentabilidade considerando um período em que o recurso do participante ficou aplicado no fundo PGBL de uma das 4 maiores instituições financeiras do Brasil, comparando as performances com as do Plano SEBRAEPREV. Ambas as rentabilidades líquida (cota) e bruta do SEBRAEPREV obtiveram resultados superiores, evidenciando a vantagem de fazer a portabilidade dos recursos em PGBL para o então Plano Família, considerando que sua gestão era a mesma realizada pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Lançamento do Plano Valor Previdência

 

O Plano Valor Previdência - na época, ainda denominado Plano Família e instituído pela FENASEBRAE - foi lançado em fevereiro, em todas as unidades patrocinadoras, contando com mais de 100 colaboradores do Sebrae Nacional para marcar o início das adesões e também celebrar os 15 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

SebraeprevCast: o podcast oficial do SEBRAE PREVIDÊNCIA no Spotify 

 

Em abril, lançamos um novo produto digital para aumentar o contato com os participantes e aumentar a presença online do instituto: o SebraeprevCast, podcast criado para trazer entrevistas, notícias e informações sobre previdência complementar. Até o fi m de 2019, foram lançados cinco episódios no canal e seguimos produzindo novas pautas.

Acesse bit.ly/SebraeprevCast e assine o nosso podcast.

Alteração de Perfis de Investimentos e Percentual de Contribuição

 

Entre abril e maio, os participantes do Plano SEBRAEPREV puderam alterar o seu Perfil de Investimentos e o percentual de contribuição, avaliando suas opções e adequando-as às suas expectativas e características. Assistidos também puderam alterar percentual de recebimento do benefício e perfil de investimentos.

Plano Valor Previdência começa a pagar seu primeiro benefício

em apenas 3 meses de funcionamento

 

Poucos meses após seu lançamento, o Plano Família começou a pagar seu primeiro benefício a uma participante. Maria Neuma, de Brasília, havia feito portabilidade de um plano de previdência privada em uma instituição financeira para o SEBRAE PREVIDÊNCIA e, portanto, conseguiu acumular recursos suficientes para receber seu investimento em forma de benefício pelo Plano Família.

Incentivo ao aporte com o saque do FGTS ou PIS/PASEP

Aproveitando as novas regras para o saque do Fundo de Garantia, em julho o SEBRAE PREVIDÊNCIA incentivou o aporte para aumentar a reserva previdenciária dos participantes.

Plano Família é destaque em encontro de contabilistas

Em agosto, profissionais da área contábil, de governança corporativa, de gestão de riscos e controles, atuarial, jurídica e de investimentos participaram do VIII Encontro Nacional dos Contabilistas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, que aconteceu em Porto Alegre. O encontro contou com a experiência do SEBRAE PREVIDÊNCIA durante o painel sobre Planos Instituídos. A palestra foi conduzida pelo diretor de Administração e Investimentos do Instituto, Victor Hohl, que falou sobre a viabilização jurídica, modelagens e soluções de implementação, gestão e sustentabilidade do Plano Família.

Road Show do Plano Família é realizado

Também em agosto, com o objetivo de alcançar outras camadas de potenciais participantes, o Instituto promoveu um “Road Show” em Brasília. A ação reuniu mais de 40 pessoas dos mais variados setores do mercado, desde familiares até à rede de relacionamento dos participantes do Plano SEBRAEPREV. A ação trouxe como resultados:

 

  • novas adesões ao Plano Valor Previdência;

  • portabilidades que somaram mais de R$ 1 milhão; e

  • aportes voluntários que somaram mais de R$ 32 mil.

 

A arrecadação total foi de R$ 1,1 milhão, sem considerar os valores das contribuições mensais.

Presença no Encontro Nacional dos Conselhos Fiscais do Sistema Sebrae

 

O Encontro Nacional dos Conselhos Fiscais do Sistema Sebrae em Manaus, no fim de agosto, reunindo cerca de 130 participantes entre conselheiros, auditores e assessores, tendo como pauta a atuação prática dos conselheiros fiscais. A presença do SEBRAE PREVIDÊNCIA foi a novidade da edição deste ano do encontro.

Lançamento do Plano FenaconPrev

 

Ainda em novembro, mais um plano de benefícios foi lançado pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA, agora durante a 18ª edição da CONESCAP – maior evento do setor de serviços do país, que reuniu cerca de 2.000 pessoas no Espírito Santo. Voltado para atender o público ligado direta ou indiretamente ao Sistema Fenacon, o Plano FenaconPrev faz parte do Valor Previdência.

@oquintodiautil
O SEBRAE PREVIDÊNCIA foi para o Instagram

Quase em dezembro, o Instituto lançou o seu perfil oficial no Instagram – @oquintodiautil –, com o objetivo de atrair ainda mais um novo e jovem público, oferecendo dicas de finanças pessoais e promovendo interação e relacionamento. A iniciativa foi um reforço para ampliar a presença digital do SEBRAE PREVIDÊNCIA. 

 Acesse www.instagram.com/oquintodiautil e nos siga!

Clique no ícone ao lado e acesse @oquintodiautil mais rapidamente!

Redução das taxas de juros de empréstimos

 

Preocupando-se em oferecer sempre as melhores condições do mercado, o Instituto reduziu, em dezembro, a taxa de juros de empréstimos aos participantes. Na modalidade pós-fixada a taxa passou a ser de apenas 0,75%, enquanto na modalidade pré-fixada 1,10%.

 
 
 

Relatório Anual

de Informações 2019

  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify - círculo cinza
  • YouTube

SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto Sebrae de Seguridade Social | relacionamento@sebraeprev.com.br  |  (61) 3327-1669